Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


domingo, 7 de dezembro de 2014

Mário Soares homenageado na Amadora

Mário Soares, personalidade intimamente relacionada com a história da democracia em Portugal, completa hoje 90 anos. Cofundador do Partido Socialista, em 1973, foi um dos mais famosos resistentes ao Estado Novo, sendo preso doze vezes (num total de cerca de três anos de cadeia) e deportado sem julgamento para a ilha de São Tomé, em 1968, até se exilar em França, em 1970. A 28 de abril de 1974, três dias depois da revolução de 25 de abril, regressou do exílio.
 
Ocupou diversos cargos, nomeadamente:
- Ministro dos Negócios Estrangeiros, de maio de 1974 a março de 1975;
- Primeiro-ministro de Portugal nos seguintes períodos:
    I Governo Constitucional entre 1976 e 1977;
    II Governo Constitucional em 1978;
    IX Governo Constitucional entre 1983 e 1985;
- Presidente da República entre 1986 e 1996 (1.º mandato de 1986 a 1991, 2.º mandato de 1991 a 9 de março de 1996);
- Deputado ao Parlamento Europeu entre 1999 e 2004. Foi candidato a presidente do parlamento, mas perdeu a eleição para Nicole Fontaine;
- Em 2005, assumiu a candidatura à Presidência da República, tendo obtido o terceiro lugar.
 
Devido ao seu percurso biográfico, o Município da Amadora decidiu, recentemente, homenageá-lo, através da atribuição do seu nome a uma avenida e a uma praça do concelho. A cerimónia de descerramento da placa toponímica, localizada na freguesia da Encosta do Sol (junto ao início da Estrada da Correia/Rotunda de Alfornelos), decorreu na transata semana, a 2 de dezembro.
 
Cerimónia de descerramento da placa toponímica
 
“Sempre gostei muito da Amadora e estou muito sensibilizado e lisonjeado com esta homenagem”. Foi desta forma que Mário Soares começou por se dirigir aos presentes.  Apesar de não se considerar uma pessoa “especial”, destacou que sempre se bateu pela democracia e pela liberdade. Esses vão valores “fundamentais numa sociedade aberta”, destacou.
 
Mário Soares (à direita) e Carla Tavares (à esquerda), entre outros convidados,
junto da placa toponímica da Av. Dr. Mário Soares
 
“Seja bem-vindo à cidade da Amadora”, saudou Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora, dirigindo-se ao homenageado. “Estamos num local emblemático do concelho, esta grande avenida que faz a ligação à grande obra que é a CRIL”, continuou. “Quero agradecer tudo o que fez pelo nosso país e pela democracia. É um privilégio tê-lo hoje aqui na nossa cidade, e uma grande honra ter o seu nome associado à Amadora”, finalizou.
 
Fonte (texto e fotos):
 

Sem comentários:

Enviar um comentário