Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Município de Lagos prestou homenagem a Luís Mendes Victor

O Município de Lagos prestou homenagem, no dia 6 de setembro, a Luís Mendes Victor, o geofísico que sempre esteve presente na vida desta cidade, que adotou como sua e onde passava parte do seu tempo, com o descerramento de uma placa toponímica.
 
A cerimónia foi integrada na realização do II Seminário do Projeto INsPIREd, que decorreu nos dias 4 e 5 no auditório dos paços do concelho Séc. XXI, e que reuniu dezenas de responsáveis, a nível nacional e internacional, na área da prevenção dos riscos sísmico e de tsunami, vertente em que Luís Mendes Victor era um dos maiores especialistas do país.
 
Aproveitando a ocasião, o município prestou uma homenagem ao professor, atribuindo o seu nome a um arruamento da cidade de Lagos.
 
A homenagem decorreu no salão nobre dos antigos paços do concelho e contou com a presença do executivo municipal, da família do homenageado e de amigos próximos, nomeadamente João Pereira Neto, secretário da Sociedade de Geografia de Lisboa, e o contra-almirante José Luís Branco Seabra de Melo.
 
Cristina Mendes Victor, filha do geofísico, dirigiu umas breves palavras aos presentes, agradecendo a homenagem “que apareceu enquadrada num seminário que reuniu tanta gente em torno do assunto que mais apaixonava o meu pai a nível profissional – o risco sísmico e como salvar vidas na eventualidade de ele acontecer”.
 
A cerimónia terminou com o descerramento da placa toponímica. O arruamento com o seu nome tem início na Avenida das Comunidades Portuguesas e termina na Rua dos Bombeiros Voluntários de Lagos. 
 
Cerimónia de descerramento da placa toponímica
 
Luís Mendes Victor
 
Percurso biográfico:
  • Licenciado em Ciências Geofísicas pela Universidade de Coimbra, 1955;
  • Engenheiro Geofísico pela Universidade de Estrasburgo, 1966;
  • Doutor em Ciências Físicas pela Universidade de Estrasburgo, 1970;
  • Professor Catedrático de Física na Universidade de Lisboa, 1979;
  • Diretor-Geral do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, 1977-1987;
  • Presidente da ARVI-Europa, 1980-1986;
  • Presidente do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, 1980- 1986;
  • Membro do Instituto Nacional de Investigação Científica, 1975-1980;
  • Presidente do Comité de Coordenação Científica do Centro Universitário Europeu para os Bens Culturais de Ravello, 1986-1998;
  • Diretor do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa, 1975-2001;
  • Diretor do Instituto Geofísico do Infante D. Luiz, 1997-2004;
  • Presidente da Comissão Sismológica Europeia, 1998-2002;
  • Presidente do Comité Consultivo Europeu de Avaliação das Previsões de Sismos, 1994-2000;
  • Presidente da Direção do Instituto de Ciências da Terra e do Espaço, 1992-2005;
  • Presidente da Direção da Secção Portuguesa das Uniões Internacionais Astronómica e Geodésica e Geofísica;
  • Presidente do Centro Europeu de Riscos Urbanos. Agraciado com a “Natural Hazards, Soloviev Medal (European Geophysical Society)”, 1996;
  • Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, 2005.
Do trabalho desenvolvido por Luís Mendes Victor em Lagos destaca-se a organização do Seminário “Coastal and Tsunami Early Warning Systems”, 2001. Elaboração do “Estudo de Risco Sísmico no Centro Histórico de Lagos”, 2002-2005. Publicação dos resultados do estudo em livro, com duas edições em português e em inglês, 2006. Envolvimento de Lagos no Projeto Vulresada, “Gestion des Zones Côtières Face aux Risques Sismique et de Tsunami: Impact Socioéconomique”, 2012-2013. Organização durante este período de várias sessões públicas de apresentação dos estudos e de sensibilização da população. Luís Mendes Victor foi um homem presente na vida desta cidade que adotou como sua, onde construiu uma casa e onde passava parte do seu tempo, participando na vida comunitária de forma interessada, como é exemplo a sua iniciativa de criação de uma associação de moradores do centro histórico.
 
A morte do Professor Luís Mendes Victor no dia 24 de março de 2013 não interrompeu o seu trabalho em Lagos, já que ele prossegue, como seria a sua vontade, na continuidade que se tem dado aos estudos que iniciou, com o objetivo final de salvar vidas em caso de catástrofe.
 
Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário