Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


sábado, 8 de setembro de 2012

Plaza de la Coronación – Ayamonte (Espanha)






















A presente placa toponímica encontra-se situada numa praça da cidade espanhola de Ayamonte, na província de Huelva, anexa à Plaza de la Ribera, zona central da urbe.
  
A placa destaca-se na praça pela sua localização central, colocada numa peanha de ferro fundido.

Executada em azulejos policromos, possui duas faces, uma representando a imagem da Virgem das Angústias e a outra com a seguinte inscrição: “N.TRA Señora de las Angustias Patrona y Alcaldesa Perpetua de la Ciudad de Ayamonte coronada canonicamente el dia 25 de julio de 1992”.

De facto, o topónimo assinala o local onde a imagem da Virgem das Angústias foi coroada canonicamente, no dia 25 de julho de 1992, numa solene Missa Pontifical de Coroação, presidida pelo Bispo da Diocese de Huelva D. Rafael González Moralejo.

A coroação canónica foi concedida pelo Papa João Paulo II, por ocasião dos Congressos Mariológico e Mariano, ocorridos na diocese de Huelva, aquando das comemorações do quinto centenário do descobrimento e evangelização da América. Estes eventos contaram com a presença de um elevado número de ayamontinos, que demonstraram a sua extraordinária devoção pela Virgem das Angústias

Segundo a lenda, a imagem da Virgem foi encontrada por pescadores, quando procediam à recolha das redes, após um intenso dia de trabalho. A veneração à Virgem das Angústias tem origem no século XVI, época em que surgiu o bairro da ribeira, onde foi erigido um templo em sua honra, que ficou envolvido por um baluarte defensivo da muralha.

Em 1755, aquando do violento sismo que abalou Portugal, e que também provocou estragos em Ayamonte, os seus habitantes rogaram à Virgem das Angústias proteção. No ano seguinte, no dia 11 de janeiro, foi proclamada patrona de Ayamonte a Virgem das Angústias e decidido fazer festa em cada ano em sua honra, no dia em que a Igreja celebra o nascimento da Mãe de Deus (8 de setembro).

Ao cumprirem-se os 250 anos sobre tal acontecimento, a 7 de janeiro de 2006, a população de Ayamonte erigiu-lhe um monumento, que foi benzido pelos Bispo de Huelva D. Ignacio Noguer Carmona, o Bispo ayamontino D. Juan del Río Martín, sendo presidente da Câmara Municipal da cidade Rafael González González.

A devoção a Nossa Senhora das Angústias ultrapassa os limites de Ayamonte, estendendo-se a terras lusas, principalmente à população raiana. Tal como no século passado, em que muitos portugueses afluíam às festas em honra da Virgem, devido à facilidade de passagem na fronteira, concedida com esse propósito, ainda hoje é frequente ouvir-se a língua de Camões no dia 8 de setembro, nas “calles” de Ayamonte, o que comprova que a fé ultrapassa fronteiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário