Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


sábado, 5 de maio de 2012

Rua Dr. João Baptista Ramos Faísca – Boliqueime

Placa toponímica em Boliqueime
Uma das primeiras artérias da aldeia de Boliqueime a ostentar denominação oficial foi a Rua Dr. João Baptista Ramos Faísca, submetida à aprovação da Câmara Municipal de Loulé a 2 de dezembro de 1969, por proposta da Junta de Freguesia de Boliqueime [1].

João Baptista Ramos Faísca
Nasceu em Loulé (S. Sebastião) a 22/09/1894, tendo-se formado em Medicina, na Faculdade de Medicina de Lisboa, em 29/04/1921 [2].

Pouco tempo depois foi nomeado Facultativo Municipal em Boliqueime, cargo que desempenhou durante cerca de três décadas. Aí distinguiu-se pela sua competência, filantropia e caridade, sendo respeitado pela generalidade da população da freguesia.

Fisicamente possuía constituição forte, apresentava cara redonda e usava óculos de tartaruga, constituindo uma figura carismática [3].

Exerceu as funções públicas de vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, entre 1932 e 33, durante a presidência do dr. José Joaquim Soares [4].

Faleceu em Loulé a 24/11/1974 [5].


[1] Ata da Câmara Municipal de Loulé, de 02/12/1969.
[2] Informação cedida pela Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos.
[3] “Loulé Magazine - Boliqueime”.
[4] Martins, Isilda, Loulé no Século XX, vol. III, Loulé, Câmara Municipal de Loulé, 2005.
[5] Assento de óbito n.º 475, da freguesia de São Clemente (Loulé).

Sem comentários:

Enviar um comentário