Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Padre Júlio Tropa

O padre Júlio Tropa, falecido no transato dia 25 de janeiro de 2012, foi homenageado em reunião da Câmara Municipal de Faro, realizada nessa mesma data. Na mesma ocasião foi aprovado um voto de pesar pelo seu falecimento e deliberado consagrar o nome em dois topónimos:
     a)    Em Santa Bárbara de Nexe, ao arruamento que serve de variante a poente da aldeia e o centro social por ele criado, desde a rua de Loulé, até à Estrada da Alagoa, revogando-se a deliberação de 07/10/2005, através da qual este arruamento foi designado por Rua do Ribeiro, ainda que tal nunca tenha sido concretizado;
     b)    Em Estoi ao arruamento que sai da Rua João de Deus na lateral norte da Extensão de Saúde, que serve a futura Unidade de Cuidados Continuados.

Júlio Tropa Mendes
Natural de Mação (Santarém), nasceu a 26 de dezembro de 1934.

Distinto cidadão de Faro que esteve ao serviço da Paróquia de Santa Bárbara de Nexe, durante mais de 42 anos e da Paróquia de Estoi nos últimos 25 anos. Alcançou um carinho, simpatia e reconhecimento transversal que foi muito além dos limites de Faro. É incontornável a sua ligação e entrega às causas sociais. Exemplo disso são as obras dos Centros Comunitários de Estoi e de Santa Bárbara de Nexe, pelos quais lutou quando muitos já consideravam a causa perdida e hoje, o concelho de Faro, conta com estas valências de apoio social.

Durante a sua vida recebeu várias homenagens - da Diocese do Algarve, de cidadãos anónimos ou das freguesias onde desempenhou as suas funções. Em 2002 também a Câmara Municipal de Faro lhe prestou o devido reconhecimento público ao agraciá-lo com a Medalha de Mérito – Grau Ouro. 

Na homenagem que lhe foi prestada em agosto passado pela Junta de Freguesia de Estoi, Júlio Tropa usou a expressão bíblica: “Depois de teres feito o que devias fazer, considera-te servo inútil”, numa partilha de humildade que o caracterizava. Para ele tudo o que fazia era parte do papel que assumiu perante Deus.

Foi ordenado sacerdote na Igreja da Sé, em Faro, a 15 de julho de 1962 e não mais deixou o Algarve. Em 1969 foi para a paróquia de Santa Bárbara de Nexe onde permaneceu até ao fim dos seus dias, sempre com o mesmo vigor do jovem que aos 35 anos chegou para servir os fiéis daquela freguesia e acabou por servir todos os farenses.

Fonte:
http://www.cm-faro.pt/noticias/1688/pesar-pelo-falecimento-do-padre-julio-tropa.aspx


Sem comentários:

Enviar um comentário