Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nova toponímia nas ruas de Olhão

O concelho de Olhão tem nova toponímia. No Dia da Cidade [16 de Junho], o Executivo camarário assinalou a atribuição de nomes a várias artérias localizadas na cidade e nas freguesias, cujas designações foram anteriormente aprovadas em reunião de câmara. Olhão tem agora mais duas dezenas de ruas e avenidas com nome atribuído.


A Avenida D. João VI, situada num troço da EN 125, que atravessa o concelho, entre a rotunda do nó de ligação à A22 e a rotunda da fonte cibernética, foi um dos locais onde se realizou uma cerimónia de atribuição de topónimos no Dia da Cidade.

Também a Rua José Saramago (perto da Avenida 5 de Outubro), Avenida Heróis de 1808 (entre a Avenida D. João VI e a rotunda da zona industrial) e a Rua José Agostinho de Macedo (no prolongamento da Rua Dr. João José Mendonça Cortez, até à intersecção com a Rua Caíque Bom Sucesso) foram incluídas as celebrações.

Para além destas ruas, que serviram simbolicamente para oficializar as novas designações, Olhão conta desde ontem com mais topónimos, entre elas as ruas de S. José, da Leitaria, José Agostinho de Macedo, Manuel de Oliveira, Caíque Bom Sucesso, Miguel do Ó, Pedro Ninil, António de Gouveia, José da Cruz Charrão, António Simões Júnior, Cidade de Riga e Praça Dr. Alberto Iria.

As ruas José Afonso, José Fernandes dos Santos e Avenida 5 de Outubro, já existentes, foram prolongadas, mantendo-se o mesmo nome.

Durante o descerramento das placas alusivas às novas designações destas ruas de Olhão o presidente do Município, Francisco Leal, referiu a importância da nova toponímia, já que alguns dos locais em questão careciam de designação e ordenamento. Os nomes escolhidos fazem referência aos heróis da revolução de 1808 e a algumas figuras de relevo nacional e internacional.

Fonte:
17/06/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário