Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Almancil – “Charoleiro” tem nome de rua

Foi inaugurada, no passado dia 6 de Março, no sítio do Troto (Almancil), a Rua Joaquim Isidro Conceição, um dos fundadores do Grupo de Charolas “Flor de Lis” (de Santa Bárbara de Nexe) e um antigo membro da Assembleia de Freguesia de Almancil, no período pós 25 de Abril.

O acto cerimonial contou com as presenças dos presidentes das Juntas de Freguesia de Almancil e de St.ª Bárbara de Nexe, João Martins e Leonardo Abreu, respectivamente, Hermes Alberto (presidente da Assembleia de Freguesia de Almancil), Nuno Conceição (filho), familiares e amigos do homenageado, entre outros dirigentes e moradores locais.

Como anfitrião, João Martins, adiantou que “a Junta de Freguesia de Almancil entendeu fazer esta homenagem, como forma de honrar a memória deste homem solidário, político e agente da cultura. Esteve na fundação do grupo “Flor de Lis” e fez parte das primeiras assembleias da freguesia de Almancil. Considerou-se sempre almancilense, apesar de ser natural de St.ª Bárbara de Nexe. Ao longo da sua vida, foi sempre um homem de princípios, de justiça, de liberdade e de um grande humanismo. Esteve sempre pronto a ajudar os outros, sem nada pedir em troca”.

Por sua vez, Leonardo Abreu, enalteceu a amizade, a entrega e o espírito solidário de Joaquim Conceição, mais conhecido pelo “Pinto” da “Flor de Lis”. “Deu tudo pela terra que o viu nascer. Era um homem das charolas, de grande expressão e tradição cultural na freguesia de St.ª Bárbara de Nexe e região. Foi um homem de grandes ideais políticos e um grande dinamizador da cultura da sua freguesia, apesar de nutrir uma certa paixão autárquica pela freguesia de Almancil, onde curiosamente votada”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia nexense.

A terminar, Nuno Conceição teceu palavras de agradecimento pelo gesto da Junta de Freguesia de Almancil, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, através da Comissão de Toponímia do Município.

Fonte:
Jornal “O Louletano”, n.º 306, de 06/04/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário