Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Rua Manuel Viegas Guerreiro – Querença

O Prof. Doutor Manuel Viegas Guerreiro, natural da freguesia de Querença (concelho de Loulé), onde nasceu a 1 de Novembro de 1912, foi homenageado na sua terra natal em 1979, através da atribuição do seu nome a uma artéria da aldeia.

Em reunião da Assembleia de Freguesia de Querença, ocorrida a 7 de Abril de 1979, foi aprovado por unanimidade que se promovesse uma homenagem ao Prof. Manuel Viegas Guerreiro, “que muito se tem distinguido no domínio das letras”. A cerimónia de tributo ocorreu no dia 4 de Agosto, tendo o homenageado descerrado a placa toponímica.

O jornal “A Voz de Loulé” noticiou o acontecimento: “O passado dia 4 de Agosto, foi cenário temporal da Festa do Povo de Querença. Motivo fundamental: a homenagem a um dos filhos ilustres de Querença: o Dr. Manuel Viegas Guerreiro. Enformando esta homenagem, foi elaborado todo um calendário de festividades que, representaram um cariz genuinamente popular […]. Importante, a inauguração do Parque Desportivo […]. Seguiu-se uma sardinhada ao ar livre, […] com as presenças do Presidente da Câmara de Loulé, Andrade de Sousa, do Governador Civil, Almeida Carrapato, e de outras personalidades […]. Ficámos verdadeiramente maravilhados com a «Exposição de Motivos Locais, de Usos e Costumes, Históricos e Artesanais» […]. Da homenagem ao Dr. Manuel Viegas Guerreiro, constou o descerramento de uma placa com o seu nome numa rua da freguesia, e uma exaltação do homenageado, proferida pelo Prof. Joaquim Magalhães. Finalmente, houve diversas manifestações culturais, que incluíram Danças, Cantares, Quadras, etc.”

A artéria que ficou denominada com o nome do professor era popularmente designada por Rua do Pé da Cruz, dando acesso à ermida homónima e foi durante duas décadas a única da aldeia de Querença que ostentou designação oficial. No ano de 1999 foram denominadas as demais ruas da localidade.

Manuel Viegas Guerreiro encontra-se igualmente rememorado em Oeiras e Lisboa, constando como patrono em ruas daquelas localidades.

Manuel Viegas Guerreiro
Natural de Querença, formou-se em 1936 em Filologia Clássica, na Faculdade de Letras de Lisboa. Começou por exercer a profissão de professor de liceu em 1939, tendo leccionado em Lamego, Lisboa, Faro, Sá da Bandeira (Angola) e Oeiras. Entretanto, foi igualmente bolseiro nomeado para auxiliar o Doutor Leite de Vasconcelos, na sua actividade literária.

De 1955 a 1970 obteve uma bolsa de investigação, a fim de ordenar e publicar os manuscritos de Leite de Vasconcelos, sobretudo da Etnografia Portuguesa. Doutorou-se em Etnologia na Universidade de Lisboa (1969) e em seguida ocupou o lugar de professor de Etnologia, ascendendo a professor catedrático, na Faculdade de Letras da mesma instituição de ensino. Foi também investigador do Centro de Estudos Geográficos a funcionar naquela Faculdade. Aposentado em Setembro de 1982, faleceu em Carnaxide em 1 de Maio de 1997.

Durante a sua vida de universitário foi encarregado de várias missões no país e no estrangeiro. A vasta actividade do Prof. Viegas Guerreiro incluiu inúmeras iniciativas, como, por exemplo, a criação dos Estudos Gerais Livres e do Centro de Tradições Populares Portuguesas, a organização de colóquios e a publicação de inúmeros trabalhos de investigação, principalmente nas áreas de etnografia e antropologia e da literatura popular.

As qualidades de homem e académico tornaram Viegas Guerreiro uma personalidade singular que muito marcou as pessoas que com ele conviveram.

Sem comentários:

Enviar um comentário