Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Rua D.ª Antónia Provisório – Benafim

Decorreu a 23 de Outubro de 2010, dia da festa anual em honra de Nossa Senhora da Glória, padroeira de Benafim, a inauguração de um espaço público naquela localidade, denominado “Pátio Dona Antónia”. Esta nova zona de lazer e convívio, que recriou os antigos pátios algarvios, pretendeu distinguir a benemérita figura de Antónia do Carmo Provisório.


Na ocasião, o presidente da autarquia louletana, Seruca Emídio, relembrou a homenageada “pelo seu testemunho físico e emotivo que deixou na população do concelho de Loulé, pela sua sensibilidade para com o mundo rural, para com o país agrícola, numa tentativa permanente de uma dinâmica de desenvolvimento harmonioso do interior do Concelho, mas também pelo seu testemunho pelo bem que fez, com a ajuda aos mais necessitados, com a possibilidade que teve de proporcionar a concretização de sonhos das populações.”

Contudo, já dezasseis anos antes, Antónia Provisório havia sido homenageada naquela freguesia, tendo na época sido descerrada uma placa toponímica com o seu nome.

A proposta de atribuição do topónimo partiu da Assembleia de Freguesia de Benafim, que o aprovou em reunião realizada a 17/04/1991. A mesma foi remetida à Câmara Municipal de Loulé, tendo sido ratificação pelo respectivo presidente a 21/09/1994. A inauguração da toponímia da artéria ocorreu a 23 de Outubro de 1994.

Refira-se que a aprovação oficial da denominação da Rua Antónia Provisório, em reunião da Câmara Municipal de Loulé, apenas ocorreu a 20/05/2009.

Antónia do Carmo Provisório da Silva Campos
Nascida em 1907 na freguesia de Alvor (Portimão), Antónia Provisório foi residir para a Quinta do Freixo (a maior exploração agrícola do Algarve), nas imediações de Benafim, que tinha sido adquirida por seu pai na década de 1920, com pouco mais de vinte anos. Dirigiu esta exploração durante várias décadas e até ao seu falecimento, ocorrido em 2006.

Dona Antónia protagonizou sempre acções de defesa do mundo rural, pugnando pelo fomento sustentável do interior da região.

Toda a sua vida foi igualmente pautada por acções humanistas, proporcionado emprego e meios de subsistência a inúmeras famílias, auxiliando os mais carenciados e protegendo crianças órfãs.

Desempenhou um papel decisivo na criação da freguesia de Benafim (ocorrida em 1988), tornando realidade a execução de diversas infra-estruturas fundamentais para a concretização de tal aspiração, contribuindo de sobremaneira para o desenvolvimento deste território.

Preocupou-se igualmente com a expansão urbana da sede do concelho, alienando, nos anos de 1940, ao Município de Loulé, vários terrenos da Quinta do Pombal, onde foram edificadas a Casa da Primeira e Infância, as Piscinas Municipais e o Parque Municipal.

Em 2007, um ano após o seu falecimento, aos 99 anos de idade, foi homenageada com a Medalha de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Loulé.

Sem comentários:

Enviar um comentário