Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Homenagens a Tomás Cabreira

Em 2010, ano em que se assinalou o Centenário da Implantação da República em Portugal, ocorreu a divulgação e publicação de uma panóplia de estudos e teses, evocando e até exaltando o espírito republicano. Como não podia deixar de acontecer, houve igualmente lugar a destaque para várias figuras do regime, entre as quais Tomás Cabreira, digníssimo republicano algarvio.

Tomás António da Guarda Cabreira nasceu em Tavira a 23 de Janeiro de 1865. Estudou na Escola do Exército e na Escola Politécnica, concluindo os cursos de infantaria e de engenharia civil e doutorando-se posteriormente na Faculdade de Ciências, no ano 1916. Republicano convicto, foi militar, professor, deputado à Assembleia Nacional Constituinte (1911), senador e ministro das Finanças. Fundou em 1907 a Universidade Popular de Lisboa.
Faleceu em Tavira a 4 de Dezembro de 1918, no largo que actualmente ostenta o seu nome. Erradamente, em muitos dos textos publicados sobre a vida e obra deste insigne algarvio surge mencionado que o óbito ocorreu na Praia da Rocha (Portimão), quando na verdade foi na sua terra natal, conforme prova o seu Registo de Óbito.
Após a sua morte, várias homenagens lhe foram prestadas. O nome de Tomás Cabreira passou a pertencer à toponímia de três localidades (Tavira, Portimão e Lisboa) e a figurar como patrono de uma escola (Faro), conforme abaixo explanado, todas elas actualmente ainda existentes:

Largo Tomás Cabreira – Tavira

No dia 11/12/1918, uma semana após a sua morte, a Câmara Municipal de Tavira, reunida em sessão, deliberou “exarar um voto de profundo sentimento pela morte do eminente filho desta terra, cidadão Tomaz Cabreira, ilustre homem de sciencia, dando-se pesamez a seu irmão António Cabreira.”
No dia 30 do mesmo mês foi recepcionado na autarquia tavirense um “ofício da Academia de Sciencias de Portugal propondo que, no intuito de se prepetuar a memoria do eminente filho de Tavira, Tomaz Cabreira, se dê ao Largo Trinta e Um de Janeiro o nome deste cidadão, o que, em atenção àquela data, não representará desprestígio algum para as instituições, pois que, falecendo ele numa casa sita no mesmo largo, é de uso consagrar à memoria dos homens ilustres os locaes em que se verificou o seu falecimento, devendo considerar-se que, se a referida data consagra a primeira tentativa da implantação da República, pela mesma República Tomaz Cabreira lutou com fé, dedicando-lhe todo o seu esforço e alto e luminoso espírito.”
Em vista da proposta sugerida pela Academia de Sciencias de Portugal [foi resolvido na mesma sessão] dar ao largo Trinta e Um de Janeiro o nome de «Largo Tomaz Cabreira», visto que foi num prédio situado naquele largo que faleceu este eminente tavirense.”
No seguimento da referida decisão, o irmão do homenageado, António Cabreira, agradeceu, uma semana mais tarde, “(…) a homenagem que a Câmara prestou à memória de seu falecido irmão Tomaz Cabreira, dando ao largo Trinta e Um de Janeiro o seu nome.”

Av. Tomás Cabreira – Portimão

O executivo da Câmara Municipal de Portimão, também prestou tributo a Tomás Cabreira através da toponímia, perpetuando o seu nome na artéria principal da Praia da Rocha. Recorde-se que foi naquela Praia que em 1915 se organizou o Congresso Regional Algarvio, de que Tomás Cabreira foi um dos principais organizadores, tendo contribuído de sobremaneira para a divulgação das potencialidades turísticas daquele local e do Algarve.
Assim, em sessão de 17/07/1919 foi aprovado “o alvitre do Vogal Exmo. Sr. Álvaro da Trindade Pina, para que em homenagem à ilustre família Thomaz Cabreira se dê a denominação de Avenida Thomaz Cabreira, à actual avenida da Rocha, […] na Praia da Rocha […], de cuja resolução se dará conhecimento ao Instituto Thomaz Cabreira.”

Rua Tomás Cabreira – Lisboa

Alguns anos mais tarde foi a vez da capital do país reconhecer o mérito deste “engenheiro distinto e republicano indefectível”. Em sessão da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Lisboa, realizada a 21/06/1926, foi deliberado dar à Rua B do Bairro da Bélgica a denominação de Rua Tomás Cabreira.
Curiosamente esta homenagem foi efectivada já durante o período da Ditadura Militar, após o dia 28/05/1926.

Escola Secundária Tomás Cabreira – Faro
Ainda durante o período da I República e como forma de reconhecimento do mérito político, pedagógico e militar do homem que foi Tomás Cabreira, o Conselho Escolar da Escola Comercial de Faro solicitou que este fosse designado seu patrono.
Assim foi determinado pelo Governo republicano, através da publicação da Portaria n.º 2576 de 17/01/1921, como justa homenagem à sua vida e obra. Com as alterações imprimidas ao longo dos anos nas tipologias de ensino a na mesma linha de coerência, por Portaria n.º 608/79, de 22 de Novembro (D.R., I série, nº 270, de 22/11/79), a Escola Industrial e Comercial de Faro passou a designar-se por Escola Secundária Tomás Cabreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário