Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Rua Dr.ª Laura Ayres – Loulé

Neste 1 de Dezembro, quando se assinala o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, gostaria de recordar uma das personalidades precursoras no combate ao vírus HIV em Portugal, a Dr.ª Laura Ayres. 

O nome de Laura Ayres figura na toponímia louletana desde o dia 3 de Dezembro de 1994, altura em que foi descerrada a placa toponímica e prestada homenagem a esta ilustre investigadora louletana, conforme refere a acta de vereação de 29/11/1994:

Considerando que no próximo dia 1 de Dezembro se comemora o Dia Mundial da SIDA;
[…] Considerando a proposta aprovada em reunião camarária de 21/01/1992, onde se propõe que se indique o nome de uma Rua para atribuir o nome da Dr.ª Laura Ayres;
Considerando ainda a homenagem póstuma que o Município de Loulé lhe prestou o ano passado, ao lhe conferir a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, e as palavras elogiosas que na altura lhe foram dirigidas;
Proponho, de acordo com a informação da Comissão de Toponímia, a atribuição do nome da Dr.ª Laura Ayres à Rua que vai da Rua David Teixeira à Rua José Afonso, devendo a cerimónia pública de descerramento ter lugar no próximo Sábado, 3 de Dezembro pelas 12 horas com a presença do marido da homenageada.

A proposta para atribuição do nome de Laura Ayres a uma artéria da cidade ocorreu em 21/01/1992, aquando do falecimento desta ilustre louletana. Diz a acta:

Considerando o mérito e o reconhecimento geral da capacidade de trabalho no meio científico, granjeado pela Dr.ª Laura Ayres, recentemente falecida (92.01.16), vítima de doença cerebral;
Considerando o seu brilhante currículo e a projecção nacional e internacional que alcançou no panorama da medicina, nomeadamente na luta contra o flagelo que é a SIDA;
Considerando que a Dr.ª Laura Ayres, distinta Professora Catedrática e responsável por diversos grupos de trabalho no âmbito da medicina, demonstrou sempre uma dedicação e entrega ímpar em todas as áreas em que se distinguiu;
Considerando que a Dr.ª Laura Ayres era natural da Freguesia de São Sebastião, Concelho de Loulé;
[…] Proponho ainda que no âmbito da proposta de toponímia para a cidade de Loulé, se indique uma rua na Freguesia de São Sebastião onde figure o nome da Dr.ª Laura Ayres.

Laura Guilhermina Martins Ayres
Nasceu em Loulé no dia 1 de Junho de 1922. Licenciou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde veio a leccionar a cadeira de Saúde Pública, em 1974/75. Mais tarde especializou-se em Virologia numa universidade londrina, tendo trabalhado em laboratórios dessa área, em vários países da Europa e nos E.U.A.

Desempenhou os cargos de investigadora-coordenadora do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, em Lisboa, e de directora do Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde, do qual foi fundadora, em 1956, e que passaria a ser também o Laboratório Nacional de Referência à Sida. A partir de 1983 desempenhou também as funções de subdirectora deste instituto.

Em Portugal criou ainda o Centro Nacional de Gripe, o Registo Nacional de Malformações Congénitas e o Centro de Vigilância Epidemiológica nas doenças transmissíveis.

Laura Ayres distinguiu-se notoriamente na luta contra a Sida, foi membro do Helth Service Research e do Departamento Comunitário de Investigação da Sida. No âmbito da Comunidade Europeia representou Portugal em vários grupos de trabalho e foi, desde 1989, presidente de um grupo internacional de investigação em serviços de saúde.

Foi galardoada com dois prémios Ricardo Jorge e condecorada com a Ordem de Santiago de Espada pelo presidente da República Mário Soares.

Faleceu no dia 16 de Janeiro de 1992.

Fonte:
PALMA, Jorge Filipe Maria, Dicionário Toponímico – Cidade de Loulé, Loulé, Câmara Municipal de Loulé, 2009.

1 comentário:

  1. O nome desta ilustre Senhora também existe na Toponímia de: Albufeira, Amadora, Barreiro, Entroncamento, Faro, Lisboa, Loulé, Loures (Freguesias de Bobadela e Santo António dos Cavaleiros), Montijo, Odivelas (Freguesias de Famões e Odivelas), Oeiras (Freguesia de Porto Salvo), Seixal (Freguesia de Aldeia de Paio Pires), Sesimbra, Sintra (Freguesia de Massamá), Vila Franca de Xira (Freguesia de Vialonga)

    ResponderEliminar