Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Homenagem a Eduardo Conceição Pires – Olhão

O Município olhanense e a Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO) homenagearam, no dia 13 de Novembro de 2010, Eduardo Conceição Pires. Ilustre olhanense, foi o primeiro presidente da Assembleia Municipal de Olhão e da Assembleia-Geral da ACASO.

Do programa da homenagem constaram o descerramento de uma placa toponímica numa rua da cidade de Olhão e uma sessão solene no auditório da Biblioteca Municipal.

Eduardo Conceição Pires

Natural de Olhão, nasceu em 8 de Dezembro de 1934, e sempre residiu na sua terra natal. Frequentou, em Faro, a Escola Tomás Cabreira, onde concluiu o curso comercial.

Desde muito novo iniciou a actividade comercial no estabelecimento do pai (comércio a retalho), situado na baixa de Olhão (Rua Teófilo Braga). Primeiro, a colaborar com o progenitor e, depois, assumindo a gerência, foi pioneiro no pronto-a-vestir na “vila cubista”. Durante 45 anos manteve a sua actividade comercial até 1999, ano em que se aposentou.

O seu trato afável e generoso, a sua honestidade, humildade e carácter granjearam-lhe estima, prestígio e consideração dos que com ele conviviam, mostrando sempre solidariedade e espírito de ajuda, quer no exercício profissional, quer no sentido de ser prestável à sua terra e aos seus conterrâneos. Estas características levaram-no a uma participação cívica muito activa, tanto em colectividades ou instituições, mormente naquelas em que foi dirigente ou atleta. Foi com esse espírito de servir a causa pública que, certamente, aceitou o convite para se candidatar a Presidente da Assembleia Municipal de Olhão nas primeiras eleições autárquicas pós-25 de Abril, em 1976, tendo sido eleito e exercido o mandato de Janeiro de 1977 a Dezembro de 1979, com isenção e competência, por todos reconhecidas.

Fonte: www.cm-olhao.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário