Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Av. José Guerreiro Murta - Loulé (Proposta)


São notórios os esforços que o Município de Loulé, de há alguns anos a esta parte, tem envidado, no sentido de requalificar urbanisticamente as entradas da sede de concelho, criando acessos condignos e que permitam apresentar uma imagem moderna e ordenada de uma das principais cidades do Algarve.

Uma das últimas intervenções efectuadas foi a requalificação de um troço da E. N. 270, no prolongamento da Rua Afonso de Albuquerque, em direcção a São Brás de Alportel, cujas obras chegaram recentemente ao termo (ontem inauguradas). A construção desta nova avenida, a nascente de Loulé, constitui um benefício impar para esta zona da cidade.

Com a conclusão das obras, urge ordenar toponimicamente o espaço, de modo a facilitar a orientação, sendo igualmente fundamental para a recepção de correspondência, mobilidade de transportadoras, serviços de finanças e intervenção das forças de segurança e saúde. A ausência de topónimos em algumas artérias é um problema que afecta de sobremaneira os munícipes e todas as actividades económicas e sociais, provocando inúmeros inconvenientes.

Deste modo, apresento uma sugestão relativamente à atribuição de topónimos ao espaço urbano agora requalificado:

- A denominação de Rua Afonso de Albuquerque deverá manter-se em parte do novo arruamento, prolongando-se esta designação até à nova rotunda construída, que futuramente estabelecerá a ligação com a Av. Joaquim Magalhães.

- Entre esta rotunda e a rotunda da Circular de Loulé (troço com duas faixas de rodagem em cada sentido), poderá passar a designar-se por Av. José Guerreiro Murta, uma vez que a construção da nova avenida eliminou parte da já denominada Rua José Guerreiro Murta, sendo de toda a justiça continuar a perpetuar o nome deste ilustre escritor e pedagogo louletano na toponímia.

José Guerreiro Murta encontra-se entre os restritos nomes de louletanos ilustres que maior relevo alcançaram a nível nacional. Licenciado em Direito e em Filologia Românica, exerceu o magistério nos liceus de Faro, Setúbal e Lisboa, atingindo o cargo de reitor do Liceu Passos Manuel. Publicou inúmeros estudos e livros relacionados com a sua vocação de pedagogo. Ocupou igualmente o cargo de presidente do Montepio Geral, onde realizou obra notável. Pelo seu notável percurso profissional e cívico foi condecorado com a Ordem de Benemerência.

É pois imperativo e necessário actualizar os topónimos da nova avenida nascente de Loulé, aproveitando para consagrar o nome deste notável louletano, perpetuando-o na nova artéria da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário