Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Avenida Ayrton Senna – Quinta do Lago (Almancil)

O nome de Ayrton Senna da Silva, conceituado piloto automobilístico e tricampeão do Mundo de Formula 1, foi perpetuado na toponímia do concelho de Loulé, concretamente no empreendimento turístico Quinta do Lago, no mês seguinte ao seu prematuro falecimento, ocorrido a 1 de Maio de 1994.

Ayrton Senna era proprietário de uma moradia naquele resort, onde frequentemente se deslocava, passando longas temporadas. Por esta razão a Administração da Planal S.A., empresa proprietária e gestora do espaço, solicitou à Câmara Municipal de Loulé, a 31 de Maio de 1994, para que a Avenida do Lago se passasse a designar por Avenida Ayrton Senna. Na sequência desta petição, foi o assunto discutido e aprovado por unanimidade em reunião de Câmara de 14 de Junho de 1994.


Ayrton Senna da Silva
Natural do Brasil, nasceu em São Paulo em 1960 e faleceu em São Marino, durante uma prova, em 1994.

Ayrton Senna iniciou-se nas provas de kart aos 13 anos e em 1981 começou a competir na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600. Em 1982 foi campeão europeu e britânico de Fórmula Ford 2000 e no ano seguinte foi campeão de Fórmula 3 britânica, estreando-se na Fórmula 1 em 1984, onde demonstrou um talento extraordinário, obtendo excelentes resultados. A sua primeira vitória ocorreu nesse ano no Grande Prémio de Portugal. Foi três vezes campeão mundial da modalidade, nos anos de 1988, 1990 e 1991 e vice-campeão em 1989 e 1993.

Usou parte de sua fortuna para criar o Instituto Ayrton Senna, destinado a apoiar jovens pobres do Brasil e no mundo.

Senna detinha grande preocupação com o potencial perigo dos desportos motorizados e sempre lutou junto dos organizadores e pilotos para melhorar a segurança nas pistas.

1 comentário:

  1. Jorge, bom dia. Gostei muito da matéria sobre a Quinta do Lago. Tive a oportunidade de conhecer esse lugar lindo e acabei por passar por essa avenida que levai nome do nosso querido Ayrton Senna. Só uma crítica: Ayrton não criou o Instituto, foi a irmã Viviane Senna. Ayrton ajudava muita gente, mas sempre no anonimato.

    Abraço.

    Fernanda

    ResponderEliminar